CS
Faça o download do FlashPlayer aqui
|

Pesquisa avançada

Newsletter
Introduza o seu e-mail:

Se quiser deixar de receber a nossa Newsletter proceda ao cancelamento.

   

Telefone: +351 21 330 05 60
e-mail: geralopex@opex.pt
dias úteis das 8:00 às 19:00.

Daily information PEX
<a href="modules/mercados/mercados.aspx" title="mercados">mercados</a>
Hedge Funds - breve história


O primeiro hedge fund foi criado em 1949 por Alfred W. Jones, na tentativa de eliminar o risco de mercado associado à detenção de uma carteira em acções, através da venda a descoberto de outras acções. Alfred Jones foi pioneiro a combinar estratégias de vendas a descoberto de acções com alavancagem, com comissões em função do desempenho. Em 1952 associou-se a vários gestores de carteiras privados e criou o primeiro muti-manager hedge fund. Em meados de 1950 a estratégia de venda de acções a descoberto começou a ser utilizada por outros fundos, embora sem a preocupação principal de cobertura de risco.

 

Em 1966, um artigo publicado na revista Fortune, sobre hedge-funds, chocou a comunidade financeira. Aparentemente, o seu fundo teria batido todos os outros fundos de investimento, mesmo após descontar a comissão de gestão de 20%. Iniciou-se a primeira corrida aos hedge funds e o seu número aumentou para mais de uma centena em poucos anos. O mau desempenho dos mercados accionistas que se verificou após alguns anos de subidas significativas, no início da década de 70, levou à falência de alguns fundos geridos por gestores menos experientes. Michael Steinhardt e George Soros são alguns dos gestores que sobreviveram às crises de 1969-70 e 1973-74.

 

Os anos que se seguiram foram relativamente calmos para a indústria até que em 1986, um artigo  publicado na revista Institutional Investor sobre o impressionante desempenho dos fundos de Julian Robertson. O período entre 1987 e 1993 ajudou à criação de novos hedge-funds. Mais recentemente, este tipo de veículo de investimento foi acusado de terem sido responsáveis por manipulações de mercado; por exemplo, o Quantum Fund de George Soros  foi responsabilizado pela queda abrupta da Libra Inglesa, em 1992. No entanto, um estudo publicado pelo International Monetary Fund, demonstrou não haver evidência de manipulação do mercado ou de períodos de elevada volatilidade causada pela actividade dos hedge-funds. O crash do mercado obrigacionista em 1995 e 1996 originou elevados prejuízos e algumas falências.

 

A indústria recuperou e entrou, após 1996,  numa época de maior maturidade.


Items Relacionados

Banner1
Banner2
Banner3

Por favor leia o Acordo de Utilização :: Copyright © OPEX :: Versão 1.000 :: Todos os direitos reservados :: PEX é uma marca registada da OPEX.
A OPEX é uma instituição constituída ao abrigo do decreto-lei n.º357-C/2007 de 31 de Outubro, registada na CMVM, autorizada a gerir sistemas de negociação multilateral e serviços conexos.

 
sombra