CS
Faça o download do FlashPlayer aqui
|

Pesquisa avançada

Newsletter
Introduza o seu e-mail:

Se quiser deixar de receber a nossa Newsletter proceda ao cancelamento.

   

Telefone: +351 21 330 05 60
e-mail: geralopex@opex.pt
dias úteis das 8:00 às 19:00.

Daily information PEX
<a href="modules/mercados/mercados.aspx" title="mercados">mercados</a>
A liquidação dos negócios realizados


Após a realização de um negócio no PEX sobre hedge funds é necessário assegurar a respectiva liquidação (física e financeira).

 

Por liquidação entende-se a entrega das UPs do vendedor ao comprador, e a entrega do dinheiro do comprador ao vendedor.

Se a simplicidade dos mecanismos subjacentes à liquidação financeira (o intermediário comprador pagar ao intermediário vendedor) não exige comentário adicional, já a liquidação física implica a existência de alguns procedimentos específicos.

Para facilitar a liquidação, as Regras de Mercado admitem hoje 3 modalidades de liquidação:


i.
para unidades de participação (UP's) admitidas no sistema da Interbolsa (central de valores mobiliários portuguesa),


ii. 
para UP's registadas num intermediário financeiro português, e


iii. 
para UP's registadas numa entidade estrangeira.


Assumimos que em regra as UPs de Hedge Funds estejam registas numa entidade estrangeira.

Estando registados numa entidade estrangeira, o que é necessário para garantir a liquidação das UP's é que exista um canal de comunicação estabelecido entre o mercado SNM (Sistema de Negociação Multilateral) PEX e a entidade registadora estrangeira.

 

Será através deste canal de comunicação que o PEX ou os Membros do PEX vão informar a entidade registadora das alterações de titularidade decorrentes das compras e vendas, e será através deste canal de comunicação que a entidade registadora confirma as alterações.

Como não existe um modelo pré-definido para o estabelecimento do canal de comunicação, trata-se de uma tarefa a realizar caso a caso entre, por um lado, o PEX, e, por outro lado, a entidade emitente das UPs do Hedge Fund ou quem o represente junto do PEX.

Por exemplo, o estabelecimento do canal de comunicação concretiza-se quando o PEX e a entidade registadora acordarem na identificação das pessoas a contactar, na identificação dos nºs de telefone e fax e/ou dos endereços de e-mail, na identificação dos formulários a utilizar para a entidade registadora receber e confirmar as alterações de titularidade.

 


Items Relacionados

Banner1
Banner2
Banner3

Por favor leia o Acordo de Utilização :: Copyright © OPEX :: Versão 1.000 :: Todos os direitos reservados :: PEX é uma marca registada da OPEX.
A OPEX é uma instituição constituída ao abrigo do decreto-lei n.º357-C/2007 de 31 de Outubro, registada na CMVM, autorizada a gerir sistemas de negociação multilateral e serviços conexos.

 
sombra